Aprenda a influência das cores em seu design

in Brain Food on May 18, 2019

Todos os dias somos bombardeados por uma vasta gama de cores. Se você der uma olhada mais de perto nas coisas, você pode se surpreender com um número de cores e tonalidades. As pessoas podem não perceber como as coisas cotidianas são coloridas, mas as cores têm um impacto significativo em nosso comportamento e emoções. Hoje nosso artigo é dedicado à ciência que estuda esta questão chamada psicologia das cores. Vamos definir o significado das cores e a influência das cores em seu design.

O que é a psicologia das cores? É um ramo da psicologia que estuda a influência das cores no humor e comportamento humanos. Talvez você não perceba, mas nossa mente está sempre reagindo às cores. No momento em que nossos olhos percebem uma cor, eles se conectam com o cérebro que dá sinais ao sistema endócrino liberando hormônios responsáveis pelas mudanças de humor e emoções. Muitas pesquisas são feitas hoje em dia para estudar as peculiaridades dessas reações e já existem muitas teorias úteis frutos desses estudos. A psicologia das cores é útil em muitos setores, incluindo negócios, marketing e design.

O sucesso de um produto depende em grande parte das cores escolhidas para o design. As cores selecionadas corretamente ajudam a induzir os usuários a tomar diferentes ações. A pesquisa realizada pela Colorcom mostrou que leva apenas 90 segundos para as pessoas fazerem um julgamento subconsciente sobre um produto e entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor. Assim, o conhecimento básico da psicologia das cores pode ser útil na maneira de melhorar a conversão de seu produto. Além disso, cores escolhidas com precisão podem melhorar a usabilidade do produto.

O significado das cores no design

Para transmitir uma mensagem e o tom certo indicando os usuários a realizarem uma determinada ação, os designers precisam entender o que as cores significam e qual reação elas evocam. Entenda o significado e a influência das cores em seu design a seguir.

Vermelho

A cor geralmente se associa a sentimentos apaixonados, fortes ou agressivos. Ele simboliza ambos os bons e maus estados de espírito e alma incluindo o amor, confiança, paixão e raiva. No design, o uso da cor vermelha é uma maneira eficaz de chamar a atenção dos usuários. Além disso, recomenda-se usar o vermelho com moderação para evitar as reações negativas.

Samurai Armor Shop por Lukasz Golik

Amarelo

Esta é a cor da felicidade que simboliza a luz do sol, alegria e calor. Amarelo é a cor mais agradável de ver visualmente. Além disso, tem um dos significados psicológicos mais poderosos. Os usuários que vêem cores amarelas no design podem sentir a inspiração e a confiança. No entanto, é preciso lembrar que muito amarelo pode trazer reações negativas, como a sensação de ansiedade ou medo.

Nothwestern Mutual por Jack Daly

Laranja

É uma cor energética e quente que evoca os sentimentos de excitação. A laranja combina o poder do vermelho com a simpatia do amarelo, por isso pode trazer sentimentos de motivação, entusiasmo e amor à vida. Designers usam a cor se precisam dar o espírito de criatividade e aventura.

Future Gate por Rounded Rectangle

Verde

É muitas vezes chamado a cor da natureza, equilíbrio e harmonia. Verde traz sentimentos de tranquilidade e renovadores. Além disso, é um sinal de crescimento e inexperiência. Tem energia mais positiva que a maioria das outras cores, mas às vezes associa-se ao materialismo. Design em cores verdes combina perfeitamente com os produtos relacionados com a natureza.

Plant Shop por Julia Jakubiak

Azul

É frequentemente usada em  imagens corporativas, uma vez que o azul é a cor da confiança. Geralmente mostra confiabilidade, pode dar aos usuários sentimentos de tranquilidade. No entanto, como uma cor fria, ela também se associa à distância e à tristeza, de modo que os designers precisam mantê-la em equilíbrio.

DSX Landing Page por Cuberto

Rosa

É a cor da esperança, sensibilidade e romance. Rosa é muito mais suave do que vermelho, então cria a sensação de amor incondicional. O rosa está associado muito fortemente à juventude feminina, por isso pode ser uma cor eficaz se o público-alvo for principalmente meninas e mulheres jovens.

Valentine’s Day App por Andrea Hock

Roxo

Historicamente associado à realeza e riqueza, já que muitos reis usavam roupas roxas, é útil para apresentar alguns produtos de luxo. É também uma cor de mistério e magia. Mistura a energia do vermelho e do azul, por isso tem um equilíbrio de poder e estabilidade. O uso excessivo da cor pode distrair a mente dos usuários.

The Medical Record System por QearlLee

Marrom

A cor da segurança e proteção associado à Terra. Designers usam geralmente marrom como uma cor de fundo em uma variedade de tons, variando de claro a bem escuro. Traz a sensação de calor e conforto as composições. Além disso, pode ser usado para mostrar experiência e confiança.

Cube Bike por Stijn de Willigen

Preto

A cor tem um grande número de significados. Pode associar-se a situações trágicas e morte, o que significa um mistério. Pode ser tradicional, moderno e sério. Tudo depende de como você o emprega e de quais cores o acompanham. O preto combina bem com qualquer outra cor, por isso é ideal para o fundo. Designers costumam usá-lo para definir contrastes.

Moontime por Alberto Conti

Branco

A cor significa pureza e inocência, bem como integridade e clareza. A cor frequentemente se associa a uma folha de papel em branco, motivando as pessoas a gerar novas ideias. No entanto, muito branco pode causar sentimentos de isolamento e vazio. No design, o branco é comumente usado como a cor de plano de fundo, especialmente para os recursos cuja legibilidade é uma parte vital.

Joo Find por Hippie Mao

A influência das cores no branding

As cores são importantes não apenas para a aparência visual dos produtos, mas também sobre a influência delas no reconhecimento da marca. No entanto, no branding, as cores tendem a ter significados mais diretos do que no entendimento comum. Eles podem ser brevemente descritos em poucas palavras, então aqui está a lista para você:

  • Vermelho – Confiança, juventude e poder.
  • Laranja – Amigável, quente e energético.
  • Amarelo – Felicidade, otimismo e calor.
  • Verde – Paz, crescimento e saúde.
  • Azul – Confiança, segurança e estabilidade.
  • Roxa – Luxuoso, criativo e sábio.
  • Preto – Confiável, sofisticado e experiente.
  • Branco – Simples, calmo e clean.
Clubhouse por Keene Niemack

A percepção das cores por cultura

Designers precisam considerar que existem muitas diferenças culturais e a percepção de cores não é uma exceção. Às vezes as culturas definem as cores de forma diversa, por exemplo, nos países ocidentais, a cor branca significa felicidade e pureza, enquanto em alguns países asiáticos ela simboliza a morte. Você pode encontrar online muitos exemplos de quão diferentes podem ser os significados em outros países.

É vital considerar as preferências de cores do público-alvo ao criar a UI e UX do usuário, pois isso ajuda a evitar reações e associações negativas.

Utilize a influência das cores para alavancar suas vendas

Se você tem interesse em vender templates ou qualquer tipo de asset criativo em sites como a PixelHopp, tenha em mente a psicologia das cores em relação ao seu produto e público-alvo.

Por exemplo, digamos que você criou um pack de apresentação corporativa para o Adobe InDesign, usar uma paletas de cores azuis poderá atrair mais compradores devido a percepção e a influência das cores neste segmento.

Conclusão

A psicologia das cores é um tópico bastante complexo. No entanto, pode se tornar uma ferramenta eficiente nas mãos dos designers, ajudando a entender os usuários e suas demandas.


Share Your Valuable Opinions