3 dicas práticas para organizar seus brushes no Illustrator e facilitar seu trabalho!

3 dicas práticas para organizar seus brushes no Illustrator e facilitar seu trabalho!

Qual designer nunca se sentou em frente ao computador cheio de inspiração só para vê-la morrer ao não conseguir encontrar os brushes perfeitos? Nada pior do que ter as ideias prontas na cabeça e se deparar com uma infinidade de pincéis para selecionar.

Esta situação é muito comum, tendo em vista a variedade de pacotes de brushes disponibilizadas para o Adobe Illustrator, por exemplo. A cada novo estilo explorado, o designer se empolga, baixa uma dezena de opções e ao longo do tempo vai assistindo os pincéis se acumularem na janela.

Isso dificulta o trabalho, fazendo com que você leve mais tempo do que o preciso para concluir um design. Além disso, prejudica o workflow, te impedindo de explorar todo o seu potencial criativo. Por isso, manter os recursos organizados é fundamental.

Se você tem tantos brushes que não sabe nem por onde começar, este artigo é pra você. Listamos aqui 3 dicas práticas para organizar seus brushes no Illustrator e facilitar o seu trabalho! Veja a seguir:

1 – Desapegue

Esta primeira dica é essencial. Com a mesma velocidade em que você baixa novos brushes, deve ser capaz de se livrar dos que já estariam criando teias de aranha se fossem pincéis reais.

Pode parecer difícil, mas esse passo vai ajudar a aliviar a pressão no momento das escolhas. Também auxilia no processo para, de fato, organizar seus brushes do Illustrator.

O GIF mostra um processo de deletar brushes no adobe illustrator.
Deleta os brushes que você não usa com frequência!

Por isso, olhe bem para a sua seleção e não tenha dó dos brushes que nunca usou. Tenha em mente que, se estão parados até hoje, você com certeza nunca irá usá-los. E se mudar de ideia, a Internet está aí, cheia de opções. Você também pode criar uma pasta separada no seu computador para os brushes que não deseja deletar definitivamente.

2 – Utilize as bibliotecas

Um dos maiores pecados dos designers é não explorar todos os recursos dos softwares. Tudo bem que algumas ferramentas não servem para o seu segmento de especialização, mas as funções básicas, que atendem a todos os profissionais, devem ser utilizadas a fundo.

O GIF mostra uma maneira de criar uma biblioteca customizada com seus brushes favoritos.
Adicione brushes de diferentes pacotes para criar uma biblioteca própria!

E uma delas são as bibliotecas. Use e abuse dessa ferramenta para categorizar e organizar os seus brushes do Illustrator. E não precisa ficar restrito às bibliotecas padrão. Crie as suas próprias com terminologias que te facilitem identificar o conteúdo de cada uma. Assim, o acesso vai ser bem mais rápido.

O GIF mostra o processo de salvar e nomear sua nova biblioteca de brushes.
Salve e nomeie sua nova biblioteca.

3 – Escolha os seus favoritos de verdade

Sempre existem aqueles 2 ou 3 brushes que você usa mais do que os outros. Os que você consegue encaixar em todos os tipos de projetos. Estes são os seus favoritos. Garanta que eles estão disponíveis no acesso rápido do painel de brushes, sejam de qual categoria elas forem. Assim, você aumenta a sua velocidade de trabalho e facilita a sua própria vida.

O GIF mostra como acessar sua nova biblioteca de brushes organizados!
Acesse facilmente sua nova biblioteca de brushes!

Gostou dessas dicas para agilizar o seu processo criativo? E que tal torná-lo ainda mais rápido? Investir em templates pode tornar sua produção muito mais veloz. Inscreva-se agora mesmo na PixelHopp e já ganhe 10 reais para usar no nosso marketplace!

ganhe_10
PixelHopp é um marketplace criativo inaugurando em breve! Tenha acesso a milhares de assets criativos como Fonts, Mockups, Trilhas Sonoras, SoundFX e muito mais a preços nacionais!