3 habilidades que todo designer de sucesso possui

3 habilidades que todo designer de sucesso possui

Se você trabalha com design gráfico, deve estar sempre buscando maneiras de aprimorar sua produção. Seja para se destacar entre a concorrência ou para avançar na qualidade da sua arte, perseguir o desenvolvimento enquanto profissional criativo é uma peça-chave para a sua carreira.

No entanto, diante de tantas variáveis que existem no trabalho de um designer gráfico, muitos ficam perdidos e nem sabem por onde começar para passar ao próximo nível. Se você também está nesta situação, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura para conhecer 3 habilidades que todo designer de sucesso possui!

1 – Voltar ao básico

Os designers de sucesso sabem que os conceitos básicos são os pilares de todas as peças. Por isso, nunca deixam de estudar as bases, estando em constante aprimoramento artístico.

A imagem mostra um caderno com sketch de interface mostrando a importância de ter habilidades básicas
Pratique os conceitos básicos!

Os designers de sucesso praticam e estudam constantemente os conceitos básicos, desde teoria das cores e tipografia até composição e hierarquia visual, bem como outros conhecimentos fundamentais para a criação de peças gráficas. Isso faz com que sua capacidade de comunicação torne-se cada vez melhor, independentemente das tendências estéticas de cada momento.

2 – Capacidade de acompanhar as tendências

Não importa qual é o seu estilo pessoal, nem para qual mídia você costuma produzir. Estar sempre de olho nas tendências é mais do que necessário se você deseja ter uma carreira de sucesso.

E quando falamos em tendências, não estamos nos referindo apenas ao fator estético, como a cor Pantone do ano ou o modelo de logo que está em voga. É claro que você precisa adequar o seu estilo-assinatura à estética vigente, caso contrário sua produção vai começar a parecer datada. Mas é preciso ir além.

Um designer de sucesso compreende as evoluções nas formas de comunicação. É preciso estar atento a como o mercado está respondendo aos diferentes tipos de composição, e a que tipo de comunicação uma arte deve fazer.

A imagem mostra o work space de um designer, que trabalha em sua mesa.
Esteja por dentro de tendências de sua área de especialização!

Também é crítico observar de perto as tendências para cada segmento de design. Por exemplo, as mudanças nas linguagens de programação de sites e apps podem estar intimamente relacionadas com o layout planejado. Por sua vez, a evolução das tecnologias de impressão abre novas portas para que você explore cores e técnicas.

Por isso, um designer de sucesso acompanha as transformações que ocorrem em todas as esferas do mercado. Assim, ele consegue fornecer aos seus clientes soluções versáteis, atuais, eficientes e de alto custo-benefício.

3 – Capacidade de gestão de tempo

Esta não é uma habilidade diretamente relacionada ao design, mas é fundamental para todo designer que deseja ser bem-sucedido. Ser capaz de gerir seu tempo adequadamente é fundamental para que você possa entregar material de qualidade dentro dos prazos de cada projeto.

O GIF mostra um relógio com seus ponteiros movendo e uma mulher ao lado aguardando o tempo passar. Uma importante habilidade que todo designer possui é gerenciar seu tempo.
Waiting Girl por Denys Komarov

Isso também impacta na sua capacidade produtiva. Ou seja, quanto mais você conseguir otimizar seu tempo, mais clientes vai conseguir atender, aumentando sua popularidade e também os seus ganhos.

E uma ferramenta essencial para designers que desejam ser bem-sucedidos são as plataformas de assets criativos. Por meio delas você pode desfrutar de mais praticidade na elaboração das suas peças, o que contribui muito para a gestão do seu tempo.

Inscreva-se na PixelHopp, ganhe 10 reais para gastar em assets criativos e comece a otimizar seu tempo agora mesmo!

ganhe_10
PixelHopp é um marketplace criativo inaugurando em breve! Tenha acesso a milhares de assets criativos como Fonts, Mockups, Trilhas Sonoras, SoundFX e muito mais a preços nacionais!