5 sites para buscar inspiração para seus projetos

5 sites para buscar inspiração para seus projetos

A busca por referências e inspirações fazem parte da rotina de todo profissional criativo. A etapa de referências é primordial no processo criativo. Esta é uma etapa em que você pesquisa e gera um grande número de ideias e saber alguns sites para buscar inspiração podem ajudar nesse processo.

O processo é desinibido e caracterizado pela espontaneidade, experimentação, intuição e risco. Nesta etapa você vai começar a definir o conceito visual a seguir no seu projeto.

Ser criativo e criar algo novo todos os dias é um desafio. Às vezes, as ideias surgem instantaneamente. Mas outras vezes? Eles podem levar horas ou até dias para se desenvolver. Quando isso acontece, é útil se afastar do projeto por um momento e olhar para o trabalho dos outros para buscar inspiração.

Separamos 5 sites para buscar inspiração e alavancar seus próximos projetos.

1 – Dribbble

Imagem mostra foto de homepage do website Dribbble
Dribbble é uma excelente fonte de inspiração para motion graphics

Dribbble é o um dos melhores sites para encontrar inspiração de design. É uma comunidade on-line para designers mostrarem seus projetos. O Dribbble usa um sistema de exclusividade onde somente entra quem for convidado, o que ajuda a manter a qualidade das postagens. Os membros recebem um punhado de convites para distribuir gratuitamente para outros designers. Isso garante que as postagens sejam de designers e agências talentosas e não de alguém que começou a usar o Photoshop recentemente.

2 – Behance

Imagem mostra homepage do site behance e seus projetos inspiradores
Behance é uma plataforma oficial da Adobe

O Behance é uma comunidade da Adobe para designers mostrarem seus projetos. O que diferencia o Behance do Dribbble é que qualquer um pode participar e postar no site. Isso dá ao Behance um acervo maior de projetos e com mais categorias comparado ao Dribbble. A grande variedade de projetos torna muito mais fácil encontrar inspiração específica no design.

3 – ABDUZEEDO

Imagem mostra a homepage do site Abduzeedo e como pode te ajudar a buscar inspiração para seus projetos
ABDUZEEDO é um blog de origem brasileira

O Abduzeedo é um blog de origem nacional, sim é brasileiro, de design repleto de inspiração, estudos de caso, tutoriais e muito mais. Este site também está equipado com uma categoria de “inspiração diária” para facilitar sua vida. É atualizado diariamente e inclui coisas / descobertas / trabalhos interessantes para estimular a inspiração.

4 – AWWWARDS

Imagem mostra homepage do site awwwards como fonte de inspiração
AWWWARDS premia diariamente os melhores projetos ao redor da web

Awwwards é um site profissional de competição de design e desenvolvimento web. É uma excelente fonte para encontrar inspiração em web design. A ferramenta de pesquisa “Awwwards” permite filtrar a inspiração exata que você está procurando. Como também é um site de prêmios, você também pode ver o melhor trabalho de categorias específicas.

5 – Pinterest

Imagem mostra homepage do site Pinterest com alguns exemplos de projetos que podem servir de inspiração
Pinterest é uma excelente plataforma para criar um painel de refêrencias (moodboard)

O Pinterest é outro ótimo site para encontrar inspiração de design e tutoriais de todos os tipos. O Pinterest pode ser usado de uma maneira muito interessante que é para criar moodboards. Crie um projeto e adicione diversas referências para guiar o “look and feel” que você quer seguir no seu projeto.

Vá Offline

Se as ideias ainda não estão fluindo, pode ser um bom momento para se afastar do computador e buscar inspiração em outro lugar. Coloque sua mente em outra coisa por um tempo e volte ao seu trabalho mais tarde. Não desanime; Inspiração pode vir de qualquer lugar!


Não deixei seus projetos criativos empacados, tenha acesso a milhares de assets criativos na PixeHopp. Ganhe até R$255 se cadastrando em nosso pré-lançamento e compre fontes, templates, mockups e muito mais! Clique no banner abaixo!

Clique para ganhar R$10 na pixelhopp