Conheça as tendências de fontes e tipografias

Conheça as tendências de fontes e tipografias

As fontes e a tipografia são algumas das mais importantes peças no design gráfico. Elas não apenas têm o papel de fazer a comunicação verbal de uma peça, como também são responsáveis por comunicar não verbalmente o estilo do produto, o objetivo da peça, o público-alvo que se pretende atingir, etc.

Mas, mesmo assim, ano após ano surgem novas tendências no uso de fontes e tipografia. E conseguir atingir os objetivos de comunicação da peça, enquanto simultaneamente utiliza as tendências do momento, é uma habilidade que permite ao designer conferir uma estética atual sem comprometer a eficiência do projeto.

Por isso, estar sempre de olho nos novos estilos é fundamental. Conheça aqui as tendências de fontes e tipografias mais atuais!

Sem serifa e minimalista

As fontes com design mais clean estão tomando espaço há algum tempo. Cada vez mais cai por terra a teoria de que as serifas, por fornecer continuidade visual, facilitam a leitura do texto. E com isso, abre-se mais espaço para que os designers explorem outras estéticas.

A imagem mostra um exemplo de fonte sans-serif minimalista.
Gill Sans Type Specimen por Juan Manuel Corredor

As fontes sem serifa, com design limpo e simples, estão aparecendo em todos os tipos de peças e produtos. Por terem pouca informação visual, não comprometem a qualidade da leitura e agregam uma estética sofisticada.

Brutalismo tipográfico

Junto com a tendência minimalista, o Brutalismo também vem conquistando seu espaço. As fontes em letras grandes, com linhas fortes e oblíquas que parecem agredir os olhos e criam grande impacto visual, podem ser utilizadas para despertar a atenção e agregar ousadia e dinamismo para as peças.

A imagem mostra uma aplicação de uma tipografia brutalista.
lambe-lambe por Andressa Masutti

Hand Letter, ou caligrafia manual

Já tem algum tempo que as fontes tipo Hand Letter vêm dominando muitas peças. Elas agregam calor humano ao produto visual e fornecem destaque e estilo para a comunicação.

O GIF mostra o processo de criação de uma hand lettering.
How to draw hand lettering por Nikita Bauer

Podem ser usadas tanto seguindo a tendência minimalista, com linhas finas e bastante espaço negativo, quanto seguindo características da tendência do Brutalismo, com fontes agressivas e pesadas. Nestas, o hand letter se caracteriza pela presença de muitas curvas, linhas espessas e cores chapadas.

Contraste, contraste e mais contraste

Como você já viu, as próprias tendências em fontes e tipografias têm estéticas contrastantes. E o que acontece quando você mistura várias destas tendências em uma peça? Contraste visual imediato!

A imagem mostra o uso de diferentes fontes para criar um contraste.
Can’t Make Up for Lost Time por Angelina Kein

Utilizar fontes pesadas junto com leves, bem como fontes feitas à mão com fontes de visual minimalista cria um impacto no expectador, despertando a atenção. Por isso, usar nos designs fontes que parecem não conversar também virou uma tendência muito marcante.

Letras animadas, contraste animado

Esta tendência alcança o UX com o emprego de letras que se movimentam, criando animações tipográficas que comunicam não apenas por meio verbal, mas pela sensação de vida. Podem ser efeitos de pisca, fade, sobe e desce, etc.

O GIF mostra o uso de animação das tipografias para causar impacto.
Children are everything por Outcrowd

E, seguindo as demais tendências, animar utilizando cenas com fontes contrastantes também é um recurso muito poderoso. Ele permite hierarquizar a informação animada e causar expectativa no público.

Agora que você está por dentro das principais tendências em fontes e tipografia, é hora de colocar a mão na massa! Mas lembre-se que, para obter bons resultados, é imprescindível usar fontes de alta qualidade, criadas por profissionais.

Inscreva-se na PixelHopp e ganhe R$ 10,00 para começar a investir nas melhores e mais inovadoras fontes do mercado!

ganhe_10

A PixelHopp é um marketplace criativo inaugurando em breve! Tenha acesso a milhares de assets criativos como Fonts, Mockups, Trilhas Sonoras, SoundFX e muito mais a preços nacionais!