Descubra quais são os melhores softwares de ilustração

in Brain Food on September 17, 2019

Os designers que estão começando agora no mundo da ilustração talvez fiquem perdidos com as inúmeras opções de software de ilustração disponíveis no mercado. Cada um se destaca em uma função específica, e nada mais chato do que investir em um que não atende às suas necessidades, não é mesmo?

Além disso, os programas variam bastante (raster ou vetor?) e podem ser desde gratuitos a bem caros. Por isso, reunimos aqui uma seleção com os seis melhores software de ilustração e os motivos de serem os melhores.

Assim, você estará preparado para criar seus assets da forma mais otimizada possível.

1- Krita

Começando pelos ilustradores gratuitos, o Krita é um software multiplataforma com foco maior na criação das histórias em quadrinho. O programa oferece inúmeros plugins e patchs, além do seu excelente esquema de gestão de cores. Entre os gratuitos, o Krita é o mais completo, possuindo funções que, até então, eram exclusivas do Photoshop como abrir e fechar arquivos nos formatos PSD e PSB.

Krita é um software grátis e compatível com sistema Linux.

2- Inkscape

Ainda nos software de ilustração gratuitos, o Inkscape chama atenção na criação de desenhos vetoriais. O maior destaque do programa é dar ao ilustrador a possibilidade de trabalhar com imagens em PNG. Além disso, as planificações 3D tornam a produção de assets criativos muito mais fácil e intuitiva.

3- Rebelle

O Rebelle é um programa de criação de ilustrações um pouco diferente. Ele é indicado para quem quer simular pinturas de aquarelas, aquelas com cores a base de água que são usadas nas telas reais. O programa oferece também uma simulação bem próxima do acrílico e permite que o ilustrador crie pincéis personalizados de acordo com o desejo dele.

4- Adobe Photoshop

Entrando agora nos software de ilustração pagos, um dos mais bem recomendados é o Adobe Photoshop. Na verdade, quando se pensa em imagens, no geral, o programa é o primeiro que vem na cabeça. Isso porque é um dos editores de foto mais completos há algum tempo.

Além de edição e criação de imagens e desenhos, o programa também permite que o designer crie animações. Entre suas inúmeras ferramentas – a maioria gratuita –, estão simuladores de pincéis e efeitos gráficos.

5- Adobe Illustrator

Quando o assunto é vetor, ou vetores, o Adobe Illustrator é o queridinho dos designers. Diferente do Photoshop, o Illustrator não é tão indicado para iniciantes. Ele é um programa mais complexo e completo, mas nada que tutoriais ou cursos não ensinem facilmente. Mesmo quando a escala é muito grande, o Illustrator mantém a qualidade e a clareza, se adaptando e produzindo arquivos que suportem essas transformações.

6- CorelDraw

Concorrente direto do Illustrator, o CorelDraw é outro favorito dos designers na área dos vetores bidimensionais. Diferente do seu rival, sua interface tem uma proposta muito mais simples – além de ser bem mais leve – e faz um mix de ferramentas conhecidas de outros programas similares. Além disso, a ordem das ferramentas e dos objetos é personalizável.

7- Affinity Designer

Como substituto do DrawPlus X8, o Affinity Designer não é uma reformulação e foi construído desde o início ao longo de um projeto de desenvolvimento de cinco anos da Serif.

Especificamente voltado para designers profissionais e seus workflow, este software pode lidar com um amplo escopo de tarefas de design, incluindo web, marca, arte conceitual, tipografia e até padrões repetidos, como você pode precisar em cerâmica, papel de parede ou móveis.


Share Your Valuable Opinions